Hospital Moinho de Ventos (51) 3314-3434

Todos indivíduos que praticam algum esporte, seja ele amador ou não, estão sujeitos a lesões. E elas variam: vão desde lesões mais simples, como cãimbras e contusões, até as mais complexas, como fraturas e rompimentos de ligamentos.

A falta de condicionamento adequado e a prática equivocada de alguns exercícios estão entre as causas mais comuns de lesões. Entre elas podemos citar as entorses ou torções no joelho e tornozelo. Como consequência, há um comprometimento de tendões e ligamentos dessas articulações. 

Quais são as lesões do esporte?

Existem diversas lesões do esporte. Entre as mais comuns, estão:

🔹 Distensão muscular: trata-se do estiramento ou rompimento de um tecido muscular. A dor é súbita. Podem ocorrer inchaços, espasmos musculares e incapacidade ou capacidade limitada de mover o músculo acometido.

🔹 Cãibra: contrações musculares involuntárias, geralmente resultado de atividades físicas intensas. Além disso, o paciente sente fisgadas no músculo e dor intensa na região.

🔹 Ruptura de ligamento: movimentos intensos ou excessivos podem levar a rupturas do ligamento. O tratamento inclui repouso, compressas e sessões de fisioterapia.

🔹 Bursite: popular inflamação das bursas, por usos repetitivos das articulações. Por conta do problema, o paciente irá sentir dor, inchaço e vermelhidão.

🔹 Fraturas: podem ser causadas por traumas diretos ou também por aumento repentino de um treino, fazendo com que o osso seja submetido a cargas muito intensas e não aguente a pressão.

🔹 Tendinite: inflamação dos tendões do corpo. O tratamento envolve compressas, repouso e analgésicos.

O que eu faço para evitar lesões esportivas?

Existem várias práticas que você pode seguir para evitar lesões esportivas. Antes de começar qualquer tipo de treinamento, procure um médico para saber se você tem algum impedimento. Quando começar, procure um profissional para te ajudar.

Respeite sempre os limites do seu corpo e mantenha sua saúde em dia. O alongamento também ajuda a aquecer seus músculos, tendões e ligamentos para que eles se adaptem ao esforço que vão realizar.

Caso tenha dúvidas sobre o assunto, entre em contato com o Dr. Marcelo Guimarães!

AGENDE AGORA SUA CONSULTA