As bursas são bolsas cheias de líquido que amortecem uma área de fricção entre nossos tecidos, como tendões e ossos. Ou seja, elas reduzem o atrito entre as partes móveis do corpo, em articulações do ombro, cotovelo, quadril, joelho e regiões adjacentes ao nosso calcanhar.
Elas são revestidas com células especiais, chamadas células sinoviais, que secretam um líquido rico em colágeno e proteínas. Esse líquido atua como lubrificante quando nos movemos.
Quando estas estruturas inflamam, temos uma condição chamada bursite.
Quais são os sintomas da bursite?
Em geral, as articulações mais afetadas por esta condição incluem ombros, quadris e cotovelos. Entre seus sintomas mais comuns estão:
- Inchaço e vermelhidão no local afetado;
- Dor e rigidez na articulação;
- Dificuldades motoras (o indivíduo não consegue dobrar o joelho, por exemplo).
Como a bursite pode ser infecciosa, recomenda-se a procura de um profissional, assim que os sintomas forem reconhecidos. Caso a dor não melhore com os cuidados em casa, o médico poderá oferecer alguns tratamentos alternativos, como injeções de cortisona.
Quais são as causas da bursite?
Entre as causas mais comuns da bursite estão os movimentos repetitivos, traumas, infecções e doenças. Além disso, outras causas para o problema incluem:
- Efeitos colaterais de alguns medicamentos;
- Má postura;
- Estresse nos tecidos moles em decorrência de ossos ou articulações desgastadas.
Quais são os tratamentos para bursite?
Em suma, repouso, fisioterapia e medicamentos são algumas das medidas de tratamento mais indicadas. Os sintomas costumam desaparecer após algumas semanas de cuidados terapêuticos. O gelo também ajuda a reduzir o inchaço e a dor.
Medidas preventivas ainda são as melhores opções para evitar a bursite. Elas incluem desde práticas do dia a dia, até fortalecimento de músculos para prática de uma atividade física.
Entre as principais medidas, destacam-se:
- Controle do peso corporal;
- Pausas frequentes, principalmente em trabalhos que exigem movimentos repetitivos;
- Dobrar os joelhos ao levantar;
- Alongar o corpo antes de se exercitar.
Ainda tem dúvidas sobre a Bursite? Entre em contato com o Dr. Marcelo Guimarães!