Sintomas de fratura de quadril
Postado em: 26/10/2022
A fratura no quadril tem como principal fator desencadeante: a osteoporose. Ela geralmente ocorre em pessoas acima de 60 anos. Baixo peso, falta de atividade física, uso de corticoide, cigarro e álcool atuam no enfraquecimento dos ossos para a ocorrência da fratura de quadril.
Estima-se que 1,6 milhão de pessoas sofrem este tipo de fratura todos os anos. Dependendo das condições da lesão, o paciente pode sentir dor profunda e não conseguir andar, ficar de pé ou mover a perna. É o caso quando há a separação de fragmentos dos ossos fraturados.
Nestas condições, a perna afetada pode parecer mais curta ou virar para fora quando o paciente se deita, sinalizando que algo está errado.
Quando o quadril está fraturado, o paciente sente dor na virilha, acreditando inclusive que a dor está vindo do joelho. Isso ocorre porque as duas articulações – joelho e quadril – compartilham partes da mesma via nervosa, o que acaba causando a dor conhecida como dor referida.
O surgimento de inchaço e de hematoma no local pode indicar o extravasamento de sangue da fratura ou de vasos sanguíneos adjacentes rompidos pelo trauma, no momento da queda.
A fratura do quadril é considerada grave, pois obriga o paciente a permanecer na cama por um longo período. Na ocorrência de uma queda ou se identificar qualquer problema na região, procure um especialista!
Você sente dores no quadril? Consulte o ortopedista Dr. Marcelo Guimarães, especialista em Cirurgia do Quadril.