Quando procurar o especialista em quadril?
Postado em: 19/12/2022
O quadril é uma das partes essenciais do esqueleto humano e passa por diversas transformações durante a vida, podendo sofrer desgastes causados pelo uso excessivo e incorreto de suas articulações.
Assim como outras regiões do corpo, o quadril pode sofrer diversos tipos de doenças e lesões, sendo as mais comuns: artrose, bursite, necrose da cabeça do fêmur, osteoporose, pubalgia, fraturas e tendinites.
As lesões do quadril se enquadram em um espectro amplo que vão desde inflamações extra-articulares (bursites, tendinites) até lesões graves onde há a necessidade de tratamento cirúrgico (fraturas e artrose). A dor no quadril pode ser incapacitante, e chega a provocar redução drástica na mobilidade e qualidade de vida do paciente.
Por isso, o especialista em quadril deve ser procurado assim que ele perceber algum sinal persistente ou mudança de função no quadril. É muito importante prestar atenção na dor que piora ao andar, irradia até o joelho ou aumenta ao deitar de lado sobre a articulação. Outros sintomas são dificuldade para caminhar, entrar e sair do carro e calçar os sapatos.
Nesses casos, o ortopedista especialista em quadril irá conhecer o histórico do paciente, realizar testes e, se necessário, solicitar exames de imagem para chegar ao diagnóstico e tratamento adequado. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor será o resultado do tratamento. Consulte o ortopedista Dr. Marcelo Guimarães, especialista em Quadril.