Quando a artroplastia total do quadril é indicada?
Postado em: 10/12/2021
Quanto mais o tempo passa fica mais comum sentir dores nas articulações, seja por conta do desgaste ou devido o dia a dia de cada pessoa. Por isso, existem procedimentos cirúrgicos que, a depender do caso, são mais invasivos e indicados para cada caso clínico.
Um destes procedimentos é a artroplastia total do quadril. Confira as informações completas deste artigo.
Artroplastia total do quadril: quando é indicada e quem são os pacientes mais comuns?
Antes de mais nada, é preciso ressaltar que a decisão para realizar a artroplastia do quadril deve ser tomada com um profissional especialista em cirurgia do quadril. Assim, pode ser feita uma avaliação inicial da condição do paciente.
Por sua vez, as motivações que levam ao médico recomendar a artroplastia do quadril são diversas. Mas, normalmente, os pacientes apresentam os seguintes sintomas:
- Dor no quadril intensa e que termina por limitar a realização de atividades da rotina, como caminhar, se agachar, subir escadas e etc;
- Dores no quadril ainda quando se está em repouso;
- Quadril mais rígido e que também limita a movimentação;
- Utilização de anti-inflamatórios, mas que não surtem efeitos na amenização significativa da dor no quadril.
Além disso, os pacientes que, geralmente, são os candidatos a submissão a artroplastia total do quadril são pessoas que têm a faixa etária entre 50 e 80 anos de idade.
Como é a avaliação médica antes da artroplastia total do quadril?
Existem algumas etapas que devem ser seguidas dentro de uma validação clínica antes que o paciente se submeta definitivamente à artroplastia total do quadril. Por isso, confira cada uma delas.
Histórico médico
Nesta etapa, o médico especialista em cirurgia do quadril reúne informações gerais quanto à saúde do paciente. Bem como, ele faz algumas perguntas referentes a intensidades das dores no quadril e o quanto elas afetam a capacidade da execução de atividades físicas.
Exame físico
O exame físico consiste na verificação da mobilidade, da força e também no alinhamento do quadril.
Radiografias
Por sua vez, a radiografia irá revelar imagens que demonstram a extensão dos danos ou mesmo as deformidades presentes no quadril.
Outros exames
Por fim, é possível que o especialista em cirurgia do quadril solicite outros exames. Por exemplo, o exame de ressonância nuclear magnética (RNM), a fim de observar melhor as condições do osso e dos tecidos moles do quadril.
Sendo assim, por conta da seriedade que é o procedimento cirúrgico de artroplastia do quadril, você deve se consultar com um profissional experiente, caso sinta os sintomas que indicam a necessidade do procedimento.
Portanto, caso identifique os sintomas, não fique com dúvidas. Entre em contato com o Dr. Marcelo Guimarães e agende sua consulta para que o diagnóstico mais seguro e assertivo seja feito.