Qual o tempo de recuperação da cirurgia do quadril?
Postado em: 10/12/2021
Mais conhecida como artroplastia de quadril, a cirurgia é bastante invasiva e é indicada em alguns casos. Mas, se você ainda não sabe quando ela se faz necessária, no que consiste este procedimento cirúrgico e o tempo de recuperação da cirurgia do quadril, confira este artigo até o fim.
O que é a artroplastia de quadril e quando ela é necessária?
A artroplastia de quadril, ou mais comumente chamada de cirurgia do quadril, é um tipo de procedimento cirúrgico ortopédico. O fim da cirurgia é realizar a substituição da articulação por uma prótese de quadril.
Normalmente, a artroplastia de quadril é feita em pessoas mais velhas e por conta do desgaste da articulação em decorrência de doenças como artrite reumatóide, artrose e até espondilite anquilosante.
Além disso, a cirurgia do quadril não é apenas indicada em decorrência de doenças que afetam o paciente com idade avançada. Mas, também, pode ser necessária para pessoas mais novas.
Nesse caso, é mais comum que a intervenção cirúrgica seja indicada para:
- Fratura do fêmur;
- Dor crônica na região do quadril;
- Perda da capacidade de caminhar ou subir em locais altos como escadas ou calçadas.
Quanto tempo é necessário para a recuperação completa da cirurgia do quadril?
Logo de início vale ressaltar que a recuperação completa da cirurgia é um pouco longa, e pode variar entre 6 meses a 1 ano. No entanto, para que o processo de cicatrização ocorra de maneira mais rápida, é preciso que o acompanhamento por um fisioterapeuta aconteça.
Outro ponto importante quanto à cirurgia do quadril é em relação à cicatriz. Assim, alguns procedimentos para amenizar a dor do local são:
- Mantenha o curativo sempre limpo e seco;
- Coloque uma compressa fria por 15 a 20 minutos em cima da cirurgia.
O profissional especialista em cirurgia do quadril irá indicar quais serão os cuidados que devem ser tomados para que o período de recuperação seja seguro. Mas, para tirar um pouco da sua dúvida, confira os principais cuidados a serem tomados com a prótese de quadril.
Quais são os principais cuidados para se tomar com a prótese de quadril?
Os cuidados a serem tomados, no pós-operatório, têm o objetivo de evitar que a prótese se desloque e, dessa forma, seja preciso abrir a cirurgia. Por isso, os cuidados mais básicos são os seguintes:
- Não cruze as suas pernas;
- Evite dobrar a sua perna cirurgiada a um ângulo superior a 90º graus;
- Não rotacione a perna para dentro ou para fora;
- Evite apoiar o peso do seu corpo na perna operada;
- Mantenha, sempre que possível, a perna esticada.
Portanto, se você sentir alguns dos sintomas abordados, procurar um profissional especialista em cirurgia do quadril pode ser necessário. Pois, o diagnóstico será mais seguro e preciso.
Assim, entre em contato e agende sua consulta com o Dr. Marcelo Guimarães. Em seu consultório você terá um atendimento de ponta, com toda a atenção e recursos necessários a fim de promover o bem-estar e melhor qualidade de vida.