Qual o tempo de duração da cirurgia de artroplastia do quadril?
Postado em: 16/11/2022
A artroplastia de quadril é uma cirurgia que substitui a articulação comprometida do quadril por uma articulação artificial (prótese). O procedimento visa diminuir a dor na articulação e a limitação ao realizar movimentos no dia a dia.
Existem diversos tipos de implante, que variam conforme a sua fixação, tamanho, material (metal ou polietileno), modelo, cada um com suas vantagens e desvantagens, indicações e cuidados específicos. Somente o médico pode fazer a melhor indicação para cada caso.
Entre as doenças que são causas de indicação para artroplastia de quadril, estão: artrose do quadril, displasia, osteonecrose, impacto femoroacetabular, lesões de cartilagem, doenças inflamatórias e reumáticas, além de fraturas do quadril.
O procedimento dura, em média, 2 horas e meia, dependendo das condições do paciente, e o período de internação hospitalar varia de três a cinco dias.
No hospital, o paciente inicia o pós-operatório imediato no mesmo dia que a cirurgia foi realizada. O fisioterapeuta acompanha o paciente nas primeiras atividades motoras como sentar, sair da cama e caminhar, com o auxílio de muletas ou andador para evitar sobrecarrega na articulação operada.
O médico prescreve também medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios. Durante o pós-operatório, é importante que o paciente, além de seguir as recomendações do seu médico, tome algumas precauções, como:
- Não cruzar as pernas (para evitar o deslocamento da prótese);
- Evitar girar a perna operada para dentro ou para fora;
- Evitar deitar de lado sobre a perna operada (principalmente no primeiro mês);
- Ao subir degraus, utilizar a perna não operada primeiro e depois a operada. Para descer, fazer o contrário, posicionar a perna operada e depois a não operada.
- Realizar atividades físicas leves, como caminhadas, nas primeiras semanas após a cirurgia.
A recuperação total da artroplastia de quadril pode variar de seis meses a um ano. Quer saber mais sobre o assunto? Agende uma consulta com o Dr. Marcelo Guimarães, especialista em Quadril.
A artroplastia de quadril afeta o nervo ciático?
A Artroplastia Total de Quadril (ATQ) ou cirurgia de prótese de quadril está entre as mais realizadas para o tratamento de artrose ou desgaste da articulação coxofemoral, e apresenta índices de sucesso em mais de 90% dos casos.
O procedimento substitui a articulação dolorosa por próteses feitas com uso de materiais resistentes como metal e polietileno, e tem o objetivo de reduzir a dor da articulação, melhorar os movimentos e a qualidade de vida dos pacientes.
Embora a artroplastia do quadril seja uma cirurgia de resultados clínicos excelentes, a incidência de disfunção nervosa após o procedimento varia de 1 a 4% em cirurgias primárias e em 7,5% em cirurgias de revisão.
Em geral, o nervo afetado é o nervo ciático, porém os nervos femoral, obturador e glúteos também podem ser atingidos. Pacientes em maior risco de complicações são do sexo feminino, obesos, com cirurgia prévia, displasia do quadril (luxação congênita), e com encurtamento de mais de 2 cm antes da cirurgia.
A neuropatia inicia-se já no pós-operatório e apresenta os seguintes sintomas: fraqueza da coxa e perna, adormecimento do membro inferior, déficit motor e sensitivo na lateral da perna e dorso do pé.O tratamento depende da causa e do nervo lesado, e pode ter indicação cirúrgica. Para mais informações, entre em contato com o Dr. Marcelo Guimarães, especialista em Quadril.