Hospital Moinho de Ventos (51) 3314-3434

Quais são os problemas mais comuns tratados por vídeo Artroscopia de Quadril?

Postado em: 23/01/2023

A Artroscopia do Quadril é uma técnica utilizada para o tratamento de vários problemas dessa articulação, apresentando diferentes vantagens para os pacientes. Se você sofre com problemas no quadril, pode ser interessante saber mais sobre esse procedimento!

No conteúdo de hoje você vai descobrir como funciona a artroscopia e quais são os casos mais frequentes em que ela é recomendada. Tenha uma boa leitura!

O que é a artroscopia de quadril?

A artroscopia de quadril é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, que permite tratar problemas da articulação sem necessitar da dissecção de músculos ou da realização de grandes cortes. A técnica oferece maior segurança, além da recuperação mais rápida e confortável, por não envolver a maior parte das complexidades de uma cirurgia tradicional.

Como é feita a artroscopia do quadril?

A artroscopia do quadril é realizada a partir de duas ou três pequenas incisões, feitas sobre a articulação do paciente. Por esses pequenos cortes são inseridos os materiais cirúrgicos e uma cânula acoplada a uma microcâmera, que transmite as imagens de dentro do corpo para um monitor.

As imagens têm excelente qualidade e permitem ao ortopedista localizar e tratar as lesões do local. O paciente fica sob o efeito de anestesia, precisando geralmente de fisioterapia e medicações no pós-operatório.

Quais lesões podem ser tratadas pela artroscopia do quadril?

A artroscopia do quadril permite o tratamento de lesões de dentro e fora da articulação, sendo recomendada, na maior parte das vezes, para cuidar de questões que não foram solucionadas só com práticas não cirúrgicas. Esse tipo de operação é indicado para os casos que não apresentam a necessidade de uma prótese de quadril, já que a articulação não se mostra tão desgastada.

Algumas das principais questões tratadas pela artroscopia são: 

  • o impacto femoroacetabular, que consiste na dificuldade de encaixe do fêmur com o acetábulo, devido a uma saliência óssea. A artroscopia é realizada para efetuar a raspagem do osso afetado e corrigir o encaixe;
  • a lesão do lábio acetabular, que consiste em uma lesão na cartilagem do acetábulo, sendo realizada a artroscopia para suturar o local;
  • a remoção de corpos livres do quadril, como fragmentos de ossos ou cartilagem;
  • o tratamento de doenças sinoviais, como inflamações que se desenvolvem na membrana interna da cápsula articular;
  • o tratamento de bursites, que são inflamações nas bolsas que amortecem o impacto entre as estruturas da articulação;
  • o tratamento da ruptura de tendões.

A artroscopia também pode ser indicada para a realização de biópsias no quadril, permitindo coletar uma amostra de tecido para que seja feita a análise laboratorial. Assim, é possível investigar tumores e outras complicações nessa articulação.

A “ARTROSCOPIA DO QUADRIL” é um procedimento eficiente e versátil, que contribui para a qualidade de vida de inúmeros pacientes. Para avaliar as indicações para o seu caso, agende uma consulta com um especialista da área!

Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje. Para marcar um horário com o Dr. Marcelo, é só entrar em contato!

Leia também:

O que faz um traumatologista?

Quando procurar o especialista em quadril?


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.