Hospital Moinho de Ventos (51) 3314-3434

Quais os tipos de fratura do quadril e os tratamentos indicados

Postado em: 20/12/2021

A articulação do quadril é uma das mais importantes de todo o corpo, se não for a mais. E, por isso, os cuidados com este tipo de articulação devem estar sempre em dia. 

Uma vez que, basta uma doença ou fratura que afete a região do quadril para que o indivíduo fique com menor mobilidade.. Em se tratando de fratura do quadril, confira os tipos mais comuns e seus tratamentos.

Quais os tipos de fratura do quadril e os tratamentos indicados

 

Principais tipos de fratura do quadril e seus tratamentos

Cada tipo de fratura do quadril carrega consigo a sua especificidade e, por isso, o seu tratamento pode variar. Confira as mais comuns.

Impacto femoroacetabular

O impacto femoroacetabular, também chamado de IFA, é uma condição que consiste no contato fora do comum e desgaste entre a cabeça e o encaixe da articulação do quadril. E uma de suas consequências é a limitação da mobilidade e dores no quadril.

Por sua vez, um dos tratamentos iniciais em evitar os movimentos que causam dor, normalmente, são os de rotação e flexão de joelho. Além disso, o repouso, mudanças na rotina e utilização de medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios ajudam no alívio da dor.

No entanto, quando estes procedimentos não são o suficiente ou mesmo em situações de deformidade óssea, logo, se faz necessária a intervenção cirúrgica. Assim, pode ser usada a artroscopia, cirurgia feita por vídeo, e que permite uma recuperação mais rápida do que outros procedimentos.

Lesões do esporte

Este tipo de fratura pode ser mais comum em jovens, pois são pessoas com faixa etária mais propícia à prática de esportes. Isso implica dizer, também, que na prática, muitas vezes, existe grande esforço por conta do levantamento excessivo de peso.

É comum que ocorram as lesões do esporte devido ao quadril ser a articulação mais explorada, uma vez que ela executa as funções:

  • Correr;
  • Caminhar;
  • Saltar;
  • Realizar movimento com alta amplitude;
  • Agachar e etc.

Além disso, a articulação do quadril tem como função principal ligar os membros inferiores ao tronco e, a partir disso, dar sustentação e suporte ao corpo. 

Na maioria das vezes o tratamento conservador por meio da ingestão de anti-inflamatórios ou analgésicos são suficientes, salvo casos em que a intervenção cirúrgica se mostra mais efetiva. Veja as principais lesões do esporte a seguir.

Distensão muscular

Consiste no estiramento e até mesmo rompimento do tecido muscular. A dor é imediata e uma das consequências desta lesão é o inchaço, espasmos musculares ou capacidade reduzida e incapacidade de movimentação.

Ruptura do ligamento

Ocorre como consequência de movimentos intensos e até excessivos que podem levar a romper o ligamento da região do quadril.

Bursite

Por fim, aqui o que acontece é a inflamação das bursas, uma bolsa cheia de fluido que amortece uma área de fricção entre os tecidos, como o tendão e o osso.

Desse modo, independente de qual tipo seja a sua fratura do quadril, é necessário se consultar com um especialista experiente e que tenha um atendimento de referência. Por isso, agende a sua consulta com o Dr. Marcelo Guimarães.


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.