Cirurgia de prótese de quadril diminui os riscos de diabetes, depressão e falência cardíaca?
Postado em: 27/02/2023
Alívio da dor e maior mobilidade são efeitos conhecidos da prótese de quadril, procedimento indicado para pessoas que sofreram danos nessa região do sistema musculoesquelético. Os benefícios da técnica não param por aí. Um estudo da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos mostrou que, a longo prazo, a cirurgia reduz os riscos de diabetes, depressão e falência cardíaca.
A pesquisa, realizada pela empresa de consultoria científica Exponent Inc., analisou dados de 24 mil pacientes com osteoartrite no quadril. Eles foram acompanhados ao longo de sete anos e divididos em dois grupos: indivíduos que foram submetidos à cirurgia e os que fizeram apenas tratamento clínico à base de medicamentos para dor. Depois desse período, os cientistas observaram que a mortalidade entre os que aderiram à prótese foi 52% menor. Os riscos de desenvolvimento de diabetes e de depressão ficaram 40% e 31% mais baixos, respectivamente, se comparados ao outro grupo.
O estudo foi estatístico e não investigou o porquê de os pacientes operados apresentarem indicadores de saúde melhores do que os submetidos ao tratamento clínico. Acredita-se que o alívio da dor e a recuperação dos movimentos e da autonomia podem ser responsáveis pelo efeito positivo sobre a saúde dos pacientes.
Dúvidas? Entre em contato com o ortopedista Dr. Marcelo Guimarães, especialista em Quadril há mais de 10 anos!