O que é a Artroscopia do Quadril?
Postado em: 06/02/2023
Você já ouviu falar na Artroscopia do Quadril? Essa é uma técnica cirúrgica que pode ser utilizada para o tratamento de diversas demandas, sendo mais simples que uma cirurgia tradicional.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre esse procedimento e as suas indicações. Tenha uma boa leitura!
O que é a artroscopia do quadril?
A artroscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, que pode ser aplicada no tratamento das articulações como os quadris e os joelhos, por exemplo. Sendo realizada sem grandes cortes no corpo do paciente, essa técnica não envolve a decepção de músculos e a perturbação de tecidos para chegar ao local desejado, trazendo mais segurança e bem-estar para o indivíduo.
Como é feita a artroscopia do quadril?
A artroscopia do quadril é feita com o paciente sob efeito de anestesia geral. O médico faz pequenas decisões sobre a área a ser tratada, por onde serão inseridos os equipamentos cirúrgicos.
Um desses equipamentos é o artroscópio: um tubo fino com uma microcâmera acoplada na ponta, que transmite as imagens do interior do paciente para um monitor. Assim, o médico pode ter uma boa visualização do local e realizar as intervenções necessárias.
O tempo de cirurgia depende da questão tratada. De um modo geral, porém, a Artroscopia e sua recuperação são bem mais rápidas se comparadas a uma operação tradicional.
Quando a artroscopia do quadril é indicada?
A artroscopia do quadril é indicada para o tratamento de questões intra e extra articulares, sendo algumas das suas principais aplicações:
- o tratamento do impacto femoroacetabular, no qual há uma deformidade da cabeça do fêmur ou do osso do acetábulo, que prejudica o encaixe dessas estruturas e atrapalha as funções da articulação;
- o tratamento da lesão do lábio acetabular, que é um dando na estrutura fibrocartilaginosa da articulação, prejudicando sua estabilidade;
- a remoção de corpos livres da articulação, que podem incluir fragmentos de ossos e cartilagem, ou mesmo projéteis que atingiram o local
O tratamento de muitas dessas demandas é preferencialmente conservador, utilizando fisioterapia, infiltrações e medicações, por exemplo. Quando o problema já está avançado ou essas medidas não são suficientes, a artroscopia do quadril é indicada.
Quais são os benefícios da artroscopia do quadril?
Entre as principais vantagens desse tipo de procedimento, podemos citar:
- a maior segurança do paciente, por ser um processo minimamente invasivo;
- o maior conforto durante a recuperação, já que o indivíduo não fica em condições tão vulneráveis durante a cirurgia, tendo menos dores no pós-operatório;
- a recuperação da mobilidade e da qualidade de vida do paciente, ajudando-o a retomar suas atividades com maior bem-estar.
Essas são as principais características da artroscopia do quadril. O mais importante para esse procedimento é contar com um bom profissional, que tenha experiência na área e compreenda as particularidades de cada paciente.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Se você sente dores no quadril e quer fazer uma avaliação, não deixe de entrar em contato. Marque seu horário com o Dr. Marcelo e venha conversar!
Leia também:
A artroplastia de quadril afeta o nervo ciático?
Quais são os problemas mais comuns tratados por vídeo Artroscopia de Quadril?