O que é artroplastia do quadril?
Postado em: 14/09/2022
A reconstrução da articulação do quadril através da colocação de uma prótese total ou parcial, devido à degeneração desta articulação é denominada artroplastia de quadril.
O objetivo do procedimento é restabelecer a função articular e o retorno dos pacientes às atividades diárias sem dor, proporcionando assim maior qualidade de vida.
Em geral, esta cirurgia costuma ser realizada em pessoas com as seguintes patologias:
- Artrose (desgaste);
- Fraturas do fêmur;
- Osteonecrose;
- Impacto femoroacetabular;
- Sequelas de infecções e lesões de cartilagem.
A maioria dos pacientes submetidos à artroplastia de quadril tem entre 60 e 80 anos. É indicada também para pacientes jovens que apresentam grande demanda física e ampla expectativa de vida.
Há vários critérios que precisam ser avaliados para determinar se é possível ou não realizar uma substituição da articulação em pacientes acima de 80 anos. Primeiramente é necessário que ele possua uma indicação correta e tenha condições clínicas para fazer a cirurgia.
A fisioterapia no pós-operatório deve ser iniciada logo após a artroplastia do quadril, e visa posicionar adequadamente o membro, restabelecer a amplitude de movimentos e força muscular, bem como recuperar o equilíbrio e a marcha do paciente.
Somente um especialista pode avaliar qual é o melhor tratamento para o seu caso.
Agende uma consulta com o Dr. Marcelo Guimarães, especialista em Cirurgia de Quadril.