O que é a Artroscopia do Quadril?
Postado em: 03/10/2022
A Artroscopia do Quadril é uma operação minimamente invasiva, que pode ser realizada para o tratamento de várias lesões. Essa técnica proporciona uma recuperação mais rápida do paciente, além de ser mais segura e assertiva.
Para saber como funciona esse procedimento, assim como suas indicações, é só continuar a leitura. Espero que goste do conteúdo!
Como é feita a artroscopia do quadril?
A artroscopia do quadril, na maioria das vezes, é realizada quando o paciente já passou por tratamentos conservadores, mas estes pararam de fazer efeito ou de trazer contribuições significativas.
Anteriormente, o tratamento com cirurgia demandava uma intervenção aberta, que interferia nas estruturas e nos tecidos dessa articulação. Com a técnica de artroscopia, porém, tudo se tornou muito mais simples.
A operação é realizada a partir de 2 ou 3 incisões no quadril do paciente, sem precisar abrir o local ou mover os ossos e tecidos. É injetado soro fisiológico para distender a articulação, aumentando o espaço interno para facilitar o procedimento.
É inserido, então, um aparelho chamado de artroscópio, que é passado por uma dessas incisões e possibilita visualizar a região interna a partir de um monitor. As imagens são bem definidas e podem ser ampliadas de acordo com as necessidades do profissional.
Com essa visualização, o médico insere os equipamentos cirúrgicos pelas demais incisões e realiza o que precisa ser feito. Tudo acontece com muito mais segurança e velocidade, se comparado a uma operação tradicional.
Quais são os benefícios da artroscopia do quadril?
Por ser uma técnica minimamente invasiva, a artroscopia do quadril deixa o paciente em uma condição menos vulnerável durante a sua realização. O seu interior não fica exposto a bactérias ou a outros elementos que causam infecção, além de que as suas estruturas não sofrem perturbação.
Dessa maneira, o indivíduo sente menos dor no pós-operatório, tem uma recuperação mais ágil e pode voltar em um período mais curto de tempo às suas atividades. A artroscopia raramente tem alguma complicação, trazendo resultados eficazes para as questões do paciente.
Para o que é indicada a artroscopia do quadril?
A artroscopia do quadril pode ser realizada para o tratamento de várias demandas, sendo as mais comuns:
- a ruptura de tendões, na qual o médico realiza a reparação dessa estrutura;
- as fraturas no quadril, cuja cirurgia é, muitas vezes, a primeira opção de tratamento;
- o labrum acetabular, que é uma lesão ocorrida na cartilagem do acetábulo;
- o impacto femoroacetabular, que consiste na alteração do formato da cabeça fêmur ou do acetábulo, impedindo que eles tenham um bom encaixe.
Para além disso, a cirurgia pode ser feita para remover tumores benignos, cancerígenos e outras complicações.
A artroscopia do quadril revolucionou os tratamentos para essa articulação. A sua tecnologia moderna e a especialidade do profissional garantem o máximo de bem-estar e qualidade de vida para o paciente, dentro das limitações das sua condição.
Espero que tenha gostado de saber mais sobre esse procedimento. Para saber se a atroscopia do quadril é ideal para o seu caso, agende uma consulta e venha conversar!