Exercícios para quem tem osteoporose
Postado em: 21/09/2022
A osteoporose é marcada pela diminuição progressiva da densidade óssea. Isso aumenta o risco de fraturas, sendo que as fraturas vertebrais são as mais comuns. Mas são as fraturas de fêmur, as mais graves: acarretam hospitalização, perda de locomoção e até mortalidade.
Não há como mudar o fator hereditário da osteoporose, que responde por 60% a 80% dos casos. Mas é possível reduzir as chances de ocorrência da doença ao focar nos fatores modificáveis como: dieta rica em cálcio (laticínios), manutenção dos níveis de vitamina D, abandono do hábito de fumar e prática de atividade física. Os exercícios físicos mais indicados são:
- MUSCULAÇÃO: além de ajudar a tonificar os músculos, melhora a postura corporal, aumenta a densidade óssea e melhora o condicionamento cardiorrespiratório.
- PILATES: aumenta a massa óssea e melhora o alongamento, bem como traz resistência física e mental, melhorar a flexibilidade e a coordenação motora.
- CAMINHADA: mantém o peso e o equilíbrio, além de ajudar no fortalecimento ósseo e das articulações.
- HIDROGINÁSTICA: por ser praticada na água, o impacto nos ossos e articulações é menor, evitando as lesões. Desenvolve o condicionamento, força, flexibilidade e coordenação motora.
- SUBIR ESCADAS: subir e descer escadas é um ótimo exercício para osteoporose, pois estimula a produção de massa óssea.
Faça uma avaliação completa com o ortopedista Dr. Marcelo Guimarães, especialista em Quadril.