Hospital Moinho de Ventos (51) 3314-3434

A importância da reabilitação após o tratamento de doenças do quadril

Postado em: 01/05/2023

O quadril é uma articulação extremamente requisitada e se os mecanismos de rotação, pistoneamento, flexão, extensão, adução e abdução não forem perfeitos e sincrônicos ao movimento do joelho e tornozelo, pode haver a chamada lesão por microtrauma de repetição. Nesse tipo de lesão, a dor vem de maneira lenta e progressiva, atrapalhando a prática esportiva inicialmente; e, posteriormente, afetando as atividades do dia a dia.

doenças do quadril

Causas mais comuns de dor e lesões no quadril

1. Fratura

A fratura de quadril é um problema muito comum em pessoas acima de 60 anos, tendo sua causa principal ligada à osteoporose. Não são apenas os mais velhos que podem ter a vida e a rotina afetadas por este problema.

Esta é uma lesão muito comum em corredores de longa distância. Devido a microtraumas de repetição, as estruturas ósseas vão se tornando mais frágeis e, com o passar do tempo, podem surgir fraturas nos ossos da articulação.

Hábitos ruins como o consumo de cigarro e álcool, falta de atividade física, baixo peso e pacientes que fazem o uso de corticoide estão mais suscetíveis ao enfraquecimento dos ossos e, por consequência, a ocorrência de fratura de quadril.

2. Bursite

A bursite de quadril ou bursite trocantérica é uma inflamação da bursa, que é composta por líquido sinovial e fica na lateral do quadril.

Há várias causas para a bursite no quadril, e uma das mais comuns é o excesso de carga mecânica. Provoca dores na lateral do quadril e pode ser tratada com medicamentos para reduzir a inflamação até sessões de fisioterapia.

3. Síndrome do piriforme

O músculo piriforme fica localizado perto da região glútea, próximo ao nervo ciático. Ele é um músculo pequeno e tem como função a estabilização da articulação do quadril.

Quando este músculo sofre contraturas ou mesmo fica hipertrofiado, podemos ter a compressão do nervo ciático, gerando dores profundas (como se a dor fosse “no osso”), redução de mobilidade e sensação de dormência.

O tratamento acontece de maneira conservadora, integrando medicamentos com sessões de fisioterapia e reequilíbrio muscular.

4. Impacto femoroacetabular

Acontece quando a cartilagem que recobre o acetábulo (local do quadril onde o fêmur se encaixa) se desgasta e temos o atrito entre os ossos.

Por ser uma lesão cartilaginosa, é importante que sua avaliação seja feita por um especialista em quadril, pois a incidência dela pode ser complexa. Neste sentido, o tratamento pode ser cirúrgico ou conservador, a depender de cada situação.

5. Artrose no quadril

A artrose no quadril, conhecida também por osteoartrite do quadril, esta é uma doença inflamatória crônica com episódios agudos.

No caso da artrite no quadril, a inflamação ocorre na articulação e pode se estender a diferentes locais. O tratamento pode ser feito através de abordagens conservadoras, infiltração com ácido hialurônico (viscossuplementação) ou cirurgia. 

6. Pubalgia

É a inflamação da sínfise púbica, causada por microtraumas de repetição. Desequilíbrios de músculos que se inserem na região do púbis tendem a aumentar ainda mais a incidência de pubalgia.

O problema é comum em atletas de esportes repetitivos, como corredores e ciclistas, e com trocas de direção, como futebol ou basquete.

Benefícios da fisioterapia para doenças e fraturas de quadril

  • Acelera a recuperação da função do quadril em fase hospitalar;
  • Melhora o condicionamento cardiorrespiratório, prevenindo complicações respiratórios e cardiovasculares;
  • Orienta o paciente para que não tenha medo de realizar as atividades liberadas;
  • Diminui os efeitos da Síndrome da Imobilidade, que ocorre devido a um período de repouso;
  • Faz a manutenção e promove o ganho de amplitude de movimento;
  • Restabelece o alinhamento articular;
  • Provoca o ganho de força muscular;
  • Ajuda a corrigir a marcha;
  • Faz a transição de fortalecimento para uma atividade física que possa ser mantida após o término do tratamento.

Agende uma consulta com o Dr. Marcelo Guimarães e dê o primeiro passo rumo à reabilitação completa do seu quadril. Recupere sua qualidade de vida e se movimente livremente novamente.

Leia também:

Vida após a Cirurgia de Prótese de Quadril: o que muda?


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.