A durabilidade da prótese total do quadril pode chegar a 30 anos?
Postado em: 20/02/2023
Um estudo recente – publicado no final de 2021, pela revista americana Clinical Orthopaedics and Related Research, mostra que a prótese de quadril analisada tem durabilidade superior a 30 anos em 88,4% dos casos.
Em 2019, alguns artigos publicados também já indicavam uma durabilidade maior. O estudo inglês, divulgado no The Journal of Arthroplasty, aponta uma durabilidade da prótese do quadril, de no mínimo 20 anos, em pacientes abaixo de 55 anos de idade. Outro artigo australiano, publicado pela Elsevier, indica que pacientes e cirurgiões podem esperar uma durabilidade de 25 anos em cerca de 58% dos casos.
Apesar da segurança da artroplastia do quadril, cirurgia com índice de satisfação de 98% e taxas de complicações baixas, que não chegam a 5% das ocorrências, muitas pessoas não têm colocado a prótese quando indicado pelo médico, por acharem que seu material tem baixa durabilidade.
No entanto, essa espera pode resultar em atrofia muscular, perda de mobilidade e sobrecarga em outras articulações – principalmente do joelho e da coluna.
Além disso, realizar o procedimento após anos de espera pode ser mais complicado e comprometer o resultado funcional, isso porque um quadril rígido e machucado, com falhas ósseas maiores, é mais difícil de ser reconstruído.
Para um diagnóstico preciso, agende uma consulta com o ortopedista Dr. Marcelo Guimarães, especialista em Quadril há mais de 10 anos!