A artroplastia de quadril afeta o nervo ciático?
Postado em: 30/11/2022
A Artroplastia Total de Quadril (ATQ) ou cirurgia de prótese de quadril está entre as mais realizadas para o tratamento de artrose ou desgaste da articulação coxofemoral, e apresenta índices de sucesso em mais de 90% dos casos.
O procedimento substitui a articulação dolorosa por próteses feitas com materiais resistentes como metal e polietileno, e tem o objetivo de reduzir a dor da articulação, melhorar os movimentos e a qualidade de vida dos pacientes.
Embora a artroplastia do quadril seja uma cirurgia de resultados clínicos excelentes, a incidência de disfunção nervosa após o procedimento varia de 1 a 4% em cirurgias primárias e em 7,5% em cirurgias de revisão.
Em geral, o nervo mais afetado é o nervo ciático, porém os nervos femoral, obturador e glúteos também podem ser atingidos. Pacientes com maior risco de complicações são do sexo feminino, obesos, com cirurgia prévia, displasia do quadril (luxação congênita) e com encurtamento de mais de 2 cm antes da cirurgia.
A neuropatia inicia-se já no pós-operatório e apresenta os seguintes sintomas: fraqueza da coxa e perna, adormecimento do membro inferior, déficit motor e sensitivo na lateral da perna e dorso do pé.
Na maioria dos casos, a causa da neuropatia é desconhecida. No entanto, algumas causas conhecidas de lesão nervosa incluem compressão por hematoma, trauma direto, alongamento excessivo, isquemia, deslocamento da prótese ou aquecimento do nervo pelo cimento ósseo.O tratamento depende da causa e do nervo lesado, e pode ter indicação cirúrgica. Para mais informações, entre em contato com o Dr. Marcelo Guimarães, especialista em Quadril.