Hospital Moinho de Ventos (51) 3314-3434

Conheça as principais lesões esportivas de quadril

Postado em: 21/02/2022

Sabemos que a prática de exercícios físicos na nossa rotina é extremamente importante para garantir uma vida mais saudável.

Essas práticas oferecem ganhos em vários aspectos da vida humana: fisiológicos, psicológicos, estéticos e sociais.

No entanto, um simples exercício físico quando mal executado também pode causar um grande transtorno para o(a) praticante, resultando em problemas no corpo.

Algumas práticas esportivas, inclusive, precisam de acompanhamento de profissionais qualificados, para garantir que lesões sejam evitadas o máximo possível.

O quadril é um importante componente do nosso corpo, é ele que recebe diversos impactos durante nossas atividades, por isso, merece nossa atenção nos momentos esportivos.

Nesse sentido, aqui será destacado algumas das principais lesões esportivas de quadril, para você ficar atento(a).

Conheça as principais lesões esportivas de quadril

Principais esportes e lesões esportivas de quadril

A corrida é um dos esportes que podem causar uma lesão de quadril. Os danos mais recorrentes são lesões músculo-tendinosas.

Essas lesões podem ser:

  • Tendinites — uma inflamação que causa dor e inchaço do tendão;
  • Bursite — também classificada como uma inflamação, mas das bursas (uma espécie de almofada que protege a articulação).

O futebol é um clássico causador de lesões de quadril, além de ser um dos esportes mais praticados no nosso país.

As lesões causadas pelo futebol podem ser classificadas em alguns graus:

  • Grau I: quando há uma distensão das fibras musculares, ocasionando em dor e inchaço no quadril, não é muito grave, mas causa incômodo;
  • Grau II: ocorre quando há uma ruptura parcial das fibras musculares. Geralmente ocorre um hematoma no local, inchaço e a dor é considerada mediana;
  • Grau III: essa com certeza é a lesão esportiva de quadril mais dolorida e problemática, a ruptura total das fibras musculares, pois impossibilita que o jogador consiga andar.

Outro esporte que pode ocasionar lesões de quadril é o levantamento de peso.

  • Ele pode causar uma lesão do lábio acetabular, uma fissura, rompimento da cartilagem que envolve a borda do acetábulo (cavidade onde o fêmur encaixa);

Os principais sintomas são uma manifestação de dor que pode ser desde moderada à intensa, e geralmente é progressiva, quanto mais esforço, mais a dor piora.

Em alguns casos, é necessário cirurgia.

As lutas esportivas, como por exemplo: artes marciais, também são grandes causadoras das lesões de quadril. 

Existe desde a contusão, pancadas que causam inflamação e hematomas, até fratura óssea no fêmur e acetábulo, em situações mais graves.

É possível me prevenir dessas lesões de quadril?

A prevenção é muito importante para garantir uma prática esportiva mais segura.

  • O aquecimento antes das práticas esportivas é imprescindível, pois, ela promoverá o aumento da vascularização periférica, o que pode reduzir lesões como às musculotendíneas;
  • Hidratação também é essencial para que o corpo mantenha sua função vascular e muscular durante às práticas esportivas;
  • Correção da postura é extremamente importante para evitar dores e lesões musculares;
  • Roupas e calçados específicos para a categoria de prática esportiva que está executando é essencial, já que a roupa auxiliará nos movimentos do corpo, bem como os calçados irão ajudar na distribuição do peso.

Como faço para me orientar sobre cuidado e prevenção de lesões de quadril?

A Ortopedia é a área médica que auxilia nos cuidados e prevenções dos ossos, articulações, ligamentos, músculos e outros componentes que fazem nossos corpos se locomoverem.

Se você está com dúvidas sobre como praticar de forma correta seus exercícios esportivos, marque uma consulta, aqui iremos lhe orientar sobre as formas de cuidado.


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.