Hospital Moinho de Ventos (51) 3314-3434

Até pouco tempo atrás, a artrose de quadril era uma doença considerada sem causa aparente. Contudo, nos últimos anos, passou-se a considerar o Impacto fêmoro-acetabular como responsável por uma grande quantidade de casos, além de uma possível causa para artrose precoce em indivíduos jovens.

A artrose é uma doença preocupante, que causa dor e incapacidade, devido ao desgaste da articulação do quadril.

Mas afinal, o que é Impacto Femoro-acetabular? 

Impacto Femoro-acetabular (IFA)

Em suma, trata-se de uma condição que ocorre devido ao contato anormal e o desgaste entre a cabeça do fêmur e o encaixe da articulação do quadril, que ocorre durante alguns graus elevados de determinados movimentos do quadril.

Em quadris saudáveis, esse contato não existe.

Contudo, diante das alterações anatômicas sugestivas do Impacto Femoro-acetabular (evidenciado por exames de imagem), o impacto precoce entre estas estruturas é observado, além de alterações da biomecânica da região.

Por fim, esse impacto pode acontecer durante movimentos simples do dia a dia, e o dano aumenta em casos de prática de atividades físicas, principalmente as que envolvem grandes amplitudes de movimento do quadril.

Quais são os sintomas do Impacto Femoro-acetabular?

Geralmente, os pacientes reclamam de dor na virilha após ficar muito tempo sentados, ou em movimento e esportes que levam a uma flexão exagerada do quadril. A dor pode aparecer também na frente do quadril, não sendo palpável, e considerada interna pela maioria.
Além disso, há pacientes que reclamam de uma falta de alongamento, quando na verdade, trata-se de um bloqueio mecânico da articulação.

Diagnóstico do Impacto Femoro-acetabular

O diagnóstico da condição pode ser determinado através de exames de imagem, que detectem alterações ósseas presentes no colo do fêmur e acetábulo, e também possíveis lesões do labrum.
Para que o diagnóstico seja definitivo, é necessário identificar as estruturas correspondentes ao foco da dor, as alterações funcionais do indivíduo, assim como identificar se há alterações nas articulações adjacentes.
Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com o Dr. Marcelo Guimarães.
AGENDE AGORA SUA CONSULTA