As deformidades nos membros são muito frequentes. Elas podem atingir o indivíduo de forma congênita (aquelas que estão presentes desde o nascimento) ou adquiridas (aquelas que são desenvolvidas ao longo da vida).
Algumas pessoas apresentam deformidades aparentes na infância, que desaparecem ao longo do crescimento e maturação óssea, sem a necessidade de qualquer intervenção cirúrgica. Outras, por apresentarem deformidades com pouca angulação, não necessitam de correção.
A partir daí conclui-se o seguinte: toda vez que se fala em correção de deformidade, é preciso diagnosticar a origem do problema para se definir a real necessidade de realizar tal correção.
Tipos de deformidades
As deformidades são divididas em articular ou diafisária.
A articular é aquela que ocorre dentro de uma articulação, podendo evoluir rapidamente para artrose se não tratada precocemente.
A diafisária ocorre na região central de um osso longo. As alterações na articulação, aqui, acontecem a longo prazo.
Geralmente, as deformidades nos membros superiores são mais toleradas por não sofrerem tanta carga quanto nos membros inferiores. Vamos entender melhor.
Deformidades nos membros inferiores
Os membros inferiores são diariamente submetidos a cargas constantes e impactos. Ou seja, são propensos a desenvolver alterações articulares degenerativas. Elas caracterizam-se por um desvio do eixo mecânico do membro, distribuindo de maneira errada o peso do corpo nas articulações, gerando problemas degenerativos articulares a longo prazo.
As correções para este tipo de deformidade variam de acordo com o tamanho da mesma.
A correção aguda é aquela realizada diretamente na cirurgia.
Em deformidades pequenas, pode ser realizada a correção aguda e estabilização com material de síntese interna.
Grandes deformidades exigem a correção de forma gradual. Aqui, a correção não é realizada durante o procedimento cirúrgico, mas sim após a alta hospitalar do paciente. Ele retorna ao consultório para receber orientações relativas às regulagens do fixador colocado para atingir a correção da deformidade.
Saiba mais sobre o tratamento de deformidades entrando em contato com o Dr. Marcelo Guimarães!