Hospital Moinho de Ventos (51) 3314-3434

A tendinite de quadril é uma patologia que pode afetar atletas e pessoas que não praticam nenhum tipo de esporte. Em outras palavras, ela pode atingir atletas que movimentam muito as pernas, como corredores, mas também pode estar presente em idosos, devido ao desgaste da articulação.

O grupo mais afetado pela tendinite do quadril são as mulheres, acima dos 50 anos. 

Causas e sintomas da tendinite do quadril

A sobrecarga, devido a biomecânica errada de alguns movimentos, é uma das principais causas da doença. Ela está relacionada ao desequilíbrio e fraqueza muscular da região, levando a quadro inflamatório de tendões ou bursas no quadril.

Em casos mais extremos, pode haver até rompimento dos tendões.

Entre os sintomas mais comuns estão a sensação de queimação e desconforto no quadril, que pode ser desencadeada com esforços, como andar, subir e descer escadas, sentar, etc. Além disso, a fraqueza pode ocorrer também, resultado da dor e limitação motora.

Como funciona o diagnóstico da tendinite no quadril?

Por meio de exames físicos, e auxiliado por exames de imagem como a ressonância magnética e o raio-x, o ortopedista avalia todo o quadro, com enfoque também no tipo de dor e limitação funcional que o paciente apresenta.

O que acontece, na maioria das vezes, é a demora do paciente em buscar ajuda. A dor da tendinite, em estágios iniciais, não é limitante, fazendo com que o indivíduo sempre adie sua ida ao médico.

Qual o tratamento para a tendinite no quadril?

Em suma, o tratamento para a condição é, em sua maioria, clínico. Dessa forma, podem ser aplicadas diferentes medidas para alívio das dores do paciente. Entre as mais comuns estão o repouso, a aplicação de gelo e o uso de analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico ortopedista.

A fisioterapia é parte essencial do tratamento, tanto para alívio da dor, quanto para fortalecimento da região!

Dúvidas sobre a tendinite? Entre em contato com o Dr. Marcelo Guimarães!

AGENDE AGORA SUA CONSULTA