Hospital Moinho de Ventos (51) 3314-3434

O quadril é uma das maiores articulações do corpo. Quando esta estrutura está danificada por doenças, fraturas ou outros problemas, atividades comuns, como caminhar, sentar e levantar, tornam-se impossíveis, dolorosas e difíceis.

Além disso, toda a estrutura pode enrijecer, dificultando a vida do indivíduo. Um ato de colocar um calçado pode ser extremamente doloroso. E o desconforto pode permanecer durante o repouso.

Caso o tratamento terapêutico, com medicamentos e modificação nas atividades do dia a dia, não sejam suficientes para aliviar os sintomas, a cirurgia do quadril pode ser uma opção. A cirurgia da artroplastia é um procedimento seguro e efetivo para alívio das dores, melhora dos movimentos e devolução da qualidade de vida. 

Este tipo de cirurgia consiste na troca das superfícies articulares degeneradas por implantes artificiais, restabelecendo a biomecânica articular, promovendo:

  • Ganho de mobilidade articular;
  • Alívio da dor (objetivo principal);
  • Retorno dos movimentos.

Inicialmente, as cirurgias realizadas nessa região promoviam um ressecamento da articulação ou eliminação do movimento doloroso da articulação, através de uma cirurgia chamada artrodese.

Atualmente, existem, basicamente, 5 tipos de procedimentos relacionados à cirurgia do quadril: as artroplastias parciais, as artroplastias totais (cimentadas, híbridas e não cimentadas), além da artroplastia de recapeamento.

A artroplastia parcial de quadril é a cirurgia realizada sem o uso de componente acetabular. Usada em pacientes idosos com fraturas e comorbidades que determinam baixa demanda funcional. De forma geral, trata-se de um procedimento rápido e com menos sangramento.

A artroplastia total faz uso do componente acetabular. Ela pode ser cimentada (quando os componentes acetabulares são cimentados), não cimentada (não há cimentação) e híbrida (apenas um dos componentes é cimentado, normalmente o componente femoral).

Por fim, a artroplastia de recapeamento trata-se do recobrimento da cabeça femoral através da raspagem e retirada da cartilagem que a recobre.

Em geral, o tempo de internação para cirurgias do quadril é de 3 a 4 dias. A reabilitação continua em ambiente domiciliar. Alguns pacientes retornam às atividades normais com 30 dias.