Hospital Moinho de Ventos (51) 3314-3434

Como escolher o melhor tipo de prótese de quadril para cada caso?

Postado em: 17/05/2023

A Prótese de Quadril é necessária em casos de artrose avançada e doenças agudas, principalmente depois dos 60 anos, em casos bastante sintomáticos, ou com a falha do tratamento conservador por mais de seis meses. A cirurgia artroplastia de quadril é feita também em alguns quadros de fraturas graves.

Esse procedimento de substituição articular é feito no centro cirúrgico, com a retirada do osso acometido e a preparação do local para receber a prótese, que pode ser feita de diferentes componentes metálicos, como titânio, aço ou polietileno, cada uma com um potencial de durabilidade diferente.

A substituição pode ser total ou parcial. A prótese parcial constitui na substituição apenas do componente femoral com a preservação do acetábulo. Já a prótese total consiste na substituição dos componentes femoral e acetabular (encaixe da cabeça do fêmur com a bacia).

prótese de quadril

Tipos de prótese

Existem vários modelos de próteses. Assim, determinado tipo de prótese é escolhido levando-se em consideração a doença que acomete o quadril, a idade e as atividades diárias do paciente e, claro, a experiência e preferência individual do cirurgião do quadril.

Prótese total de quadril cimentada

Neste tipo de artroplastia é utilizado cimento ósseo ortopédico para fixação dos componentes acetabular e femoral. O acetábulo é confeccionado com polietileno de alta densidade (tipo de plástico muito resistente) e a cabeça do fêmur por um componente de metal.

Normalmente esse tipo de prótese é utilizada em pacientes com idade mais avançada. Os componentes cimentados da prótese podem suportar o peso corporal imediatamente após a cirurgia.

Prótese total de quadril não cimentada

A prótese não cimentada é a mais utilizada na atualidade, pois a cirurgia com este modelo é mais simples e tem apresentado bons resultados.

Os componentes da prótese são fixados diretamente na superfície óssea por meio de parafusos, impacção, roscas ou expansão.

Implantes não cimentados são mais bem adaptados para pacientes mais jovens e mais ativos e para revisões (troca de próteses) mais complicadas.

Candidatos para a cirurgia

Não há restrições absolutas de idade ou peso para as artroplastias totais de quadril.

As recomendações para a cirurgia baseiam-se nas dores e nas restrições de movimento do paciente, não na idade. A maioria dos pacientes admitidos para a artroplastia total de quadril tem entre 50 e 80 anos, mas os cirurgiões ortopédicos avaliam cada paciente individualmente. 

Quando a cirurgia é recomendada?

Há vários motivos pelos quais o médico pode recomendar uma artroplastia de quadril. As pessoas que se beneficiam com a cirurgia normalmente apresentam:

  • Dor no quadril que limita as atividades do dia a dia, como caminhar, entrar e sair do carro ou se curvar;
  • Dor no quadril mesmo durante repouso, de dia ou de noite;
  • Rigidez e limitação do movimento;
  • Alívio insuficiente da dor com o uso de anti-inflamatórios ou fisioterapia.
Como prevenir o problema

Para tentar se manter longe dos problemas no quadril é preciso seguir algumas dicas simples, confira:

Mantenha um peso saudável: o excesso de peso coloca pressão adicional nas articulações do quadril, aumentando o risco de problemas. 

Exercite-se regularmente: a atividade física fortalece os músculos ao redor do quadril, proporcionando suporte e estabilidade. Pratique exercícios de baixo impacto, como natação ou caminhada.

Evite impactos repetitivos: movimentos repetitivos de alto impacto, como correr em superfícies duras, podem sobrecarregar as articulações do quadril. Varie seus exercícios.

Faça alongamentos: manter a flexibilidade muscular e articular é importante para prevenir problemas no quadril. Realize alongamentos regularmente para manter a amplitude de movimento adequada.

Use calçados adequados: escolha sapatos que ofereçam suporte adequado ao arco do pé e amortecimento. Calçados inadequados podem causar desalinhamentos e afetar a biomecânica do quadril.

Evite levantar objetos pesados: ao levantar objetos pesados, use a técnica correta de levantamento, flexionando os joelhos e não a cintura. Isso reduz o estresse sobre o quadril.

Consulte um ortopedista: caso sinta dor persistente no quadril ou tenha histórico familiar de problemas nessa região, consulte um ortopedista especializado em quadril. Um diagnóstico precoce pode ajudar na prevenção de complicações futuras.

Entre em contato com o Dr. Marcelo Guimarães, especialista em Quadril há mais de 10 anos, para marcar uma consulta e discutir suas opções de prótese de quadril.

Leia também:

Lesões do Quadril em Atletas: causas, prevenção e tratamento


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.