Lesões do quadril em idosos: causas e prevenção
Postado em: 15/05/2023
Aproximadamente 30% das pessoas com mais de 65 anos de idade caem pelo menos uma vez por ano. Depois dos 80 anos, essa porcentagem pode chegar a 50%, informa os dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).
As fraturas no quadril ocorrem em idosos e, muitas vezes, resultam de uma queda menos grave, para quem tem osteoporose. Quem fratura o quadril sente muitas dores para mover a perna afetada, ficar de pé ou caminhar.
Para esse tipo de problema é mais comum a realização de uma cirurgia para reparar o quadril ou, às vezes, substituir a articulação que sofreu dano. A fratura do quadril pode tornar pessoas idosas incapazes de realizar suas atividades diárias habituais.
Entre as consequências das quedas, a fratura no fêmur é uma das mais graves. O rompimento deste, que é o maior osso do corpo humano, tem grandes chances de impactar na qualidade de vida de pessoas da terceira idade. Cerca de 30% a 40% dos idosos que quebram o fêmur não conseguem recuperar totalmente sua capacidade funcional.
Além disso, a queda é a principal causa de morte acidental entre os idosos e é considerada um problema de saúde pública.
Quais as causas das quedas dos idosos?
As quedas são um sinal de que algo não está bem na saúde do idoso. Entre as principais causas de quedas na terceira idade, estão os fatores relacionados ao envelhecimento, como diminuição da visão, fraqueza na musculatura e alterações no equilíbrio.
Outros problemas que também podem causar quedas são:
- Doenças que afetam o sistema motor, como Parkinson, esclerose múltipla, hidrocefalia, artrose no joelho e neuropatia diabética – um tipo de dano do nervo que pode ocorrer quando há diabetes.
- Sequelas físicas relacionadas ao acidente vascular cerebral (AVC).
- Problemas na visão como catarata.
- Consumo de bebidas alcoólicas.
- Uso de medicamentos, como sedativos, hipnóticos e ansiolíticos.
No geral, há mais registro de quedas entre as mulheres do que os homens na terceira idade. Ainda não se sabe exatamente o motivo dessa diferença, mas segundo especialistas as mulheres tendem a acumular mais doenças que podem aumentar o risco de cair, como artrose e diabetes.
Como prevenir as quedas nos idosos?
Idosos que já tiveram alguma queda ou que têm algum dos fatores de risco citados acima devem passar por uma consulta com um ortopedista e geriatra. Esses profissionais vão avaliar as condições clínicas de cada paciente, podendo analisar eventuais ajustes nas medicações e propor exercícios físicos de fortalecimento.
Segundo o Ministério da Saúde, treinamentos específicos para equilíbrio, como aulas de tai chi chuan e pilates, podem reduzir em até 37% as quedas na terceira idade.
O médico pode propor também intervenções que ajudam a reduzir a gravidade das quedas, como suplementos orais de vitamina D e cálcio para prevenção da osteoporose.
Dicas importantes para prevenir as quedas na terceira idade
- Elimine tudo aquilo que possa ser obstáculo ou provocar escorregões dentro de casa, como tapetes e outros objetos.
- Instale suportes, corrimãos e outros acessórios de segurança no banheiro, na sala, nos corredores e no quarto.
- Use sapatos com sola antiderrapante; nunca ande só de meias e substitua os chinelos que estão deformados ou frouxos.
- Instale iluminação ao longo do caminho da casa, principalmente para chegar até o banheiro.
- Os armários devem ter portas leves e maçanetas grandes para facilitar a abertura, e as roupas mais usadas devem ficar em lugares de fácil acesso.
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas.
- Tome os medicamentos sempre no horário correto e informe o médico no caso de algum efeito colateral.
Tome medidas agora para prevenir lesões no quadril e desfrutar de uma vida ativa e saudável. Entre em contato com o Dr. Marcelo Guimarães, especialista em Quadril há mais de 10 anos, e agende uma consulta.
Leia também:
O que é a Prótese de Quadril e quando é indicada?