Pacientes com prótese no quadril podem retomar atividade física com qualidade de vida?
Postado em: 09/01/2023
Você está prestes a passar pela colocação de uma Prótese de Quadril? Talvez você tenha algumas dúvidas em relação a esse procedimento, inclusive sobre a prática de atividades físicas depois da substituição.
No conteúdo de hoje vamos falar mais sobre esse assunto e entender como fica a prática de exercícios físicos após a colocação da prótese. Tenha uma boa leitura!
Quando é necessário colocar uma prótese de quadril?
A prótese de quadril é recomendada quando a articulação se encontra muito desgastada, prejudicando a qualidade de vida do indivíduo e trazendo grandes complicações para o seu dia a dia. Ela pode ser indicada, portanto, em quadros de várias doenças e complicações, como:
- no caso de traumas mais sérios, como fraturas graves;
- em casos de artrose avançada;
- em casos de doenças reumáticas;
- em casos de complicações como o impacto femoroacetabular.
Como fica a mobilidade do paciente depois da prótese de quadril?
Apesar dos procedimentos cada vez mais avançados, a prótese de quadril não apresenta uma mobilidade idêntica à de um quadril natural saudável — mas ainda possibilita uma excelente capacidade de movimentação.
A maioria dos pacientes com problemas de quadril possui uma grande redução da sua mobilidade, seja devido às lesões em si ou à dor que o problema causa. Assim, a prótese traz significativas contribuições para o seu estilo de vida e o seu dia a dia, permitindo retomar diversas das suas atividades.
A prática de atividades físicas é um dos fatores que podem ser retomados depois da prótese de quadril, mesmo que seja necessário tomar alguns cuidados. Entenda mais a seguir!
Como fica a prática de atividades físicas depois da prótese de quadril?
Depois da artroplastia — cirurgia realizada para a colocar a prótese — o paciente deve seguir as orientações médicas para voltar à prática de atividades físicas. Esse retorno é gradual e deve respeitar o tempo de cada um, pois cada pessoa tem suas necessidades e seu tempo de adaptação à prótese.
De uma forma geral, os exercícios mais leves podem ser retomados em cerca de 8 semanas, o que é o caso da caminhada e da hidroginástica, por exemplo.
Exercícios mais intensos costumam ser liberados dentro de cerca de 6 meses, mas devem ser observadas as orientações médicas. De forma definitiva, não são recomendados os esportes de contato, atividades de alto impacto ou que envolvam giros constantes, pois existe o risco de soltura da prótese.
Para garantir a qualidade de vida na prática das atividades físicas, é importante respeitar os seus limites de força, de dor e de equilíbrio, tomando cuidado com excessos e mantendo um estilo de vida saudável para evitar riscos.
Agora você sabe que é possível praticar atividades físicas com qualidade de vida depois da “PRÓTESE DE QUADRIL”. Converse com seu médico de confiança sobre o seu exercício favorito!
Espero que o conteúdo de hoje tenha te ajudado. Se você está à procura de um especialista em quadril, agende o seu horário com o Dr. Marcelo!
Leia também:
A artroplastia do quadril afeta o nervo ciático?
Dor ao cruzar as pernas? Saiba o que pode ser!