Dores no Joelho e no Quadril estão ligadas à Obesidade e ao Sedentarismo
Postado em: 05/12/2022
Assim como o restante do nosso corpo, as nossas articulações são constantemente afetadas pelos nossos hábitos e estilo de vida. As Dores no Joelho e no Quadril estão frequentemente relacionadas ao sedentarismo e à obesidade, que são problemas tão comuns atualmente.
No conteúdo de hoje você vai saber como funciona essa relação, quais são seus riscos e como contornar o problema. Tenha uma boa leitura!
O que causa as dores no joelho e no quadril?
As “DORES NO JOELHO E NO QUADRIL” são provocadas, muitas vezes, pelo desgaste e a falta de cuidado com as articulações. Os movimentos repetitivos no dia a dia, o hábito de passar muito tempo sentado e a prática atividades físicas de forma incorreta são algumas das questões que podem contribuir para o surgimento de problemas.
Para além disso, o histórico familiar de doenças músculoesqueléticas também é um fator de risco a ser considerado. O excesso de peso, por fim, é um contribuinte para o desgaste das estruturas e a ocorrência de lesões.
O que são a obesidade e o sedentarismo?
A obesidade é uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal e pelo aumento dos riscos de problemas de saúde — como a hipertensão e a diabetes. O excesso de peso sobrecarrega as articulações, principalmente nos membros inferiores, tornando as mais vulneráveis e suscetíveis a complicações.
A obesidade é um dos grandes problemas da sociedade atual, que tem o hábito de consumir cada vez mais alimentos ultraprocessados e menos alimentos naturais. A rotina corrida e o uso da comida como válvula de escape emocional são algumas das questões que provocam esse cenário.
Além disso, as pessoas estão se acostumando a fazer cada vez menos esforços físicos e a passar muito tempo na mesma posição. A falta de atividades físicas regulares, chamada de sedentarismo, impede que o nosso corpo se fortaleça e mantenha suas funções da melhor forma possível.
O sedentarismo e a obesidade trazem problemas como:
- a artrose e a osteoartrite;
- a atrofia muscular;
- a deformidade na musculatura e nas demais estruturas do esqueleto.
Assim, o problema vai muito além das dores no quadril e no joelho. A mobilidade dos indivíduos é prejudicada e, dessa forma, todo o seu dia a dia é comprometido.
O que fazer para melhorar as dores no quadril e no joelho ligadas ao sedentarismo e à obesidade?
O tratamento desses problemas deve ser multidisciplinar, sendo fundamental que o indivíduo perca peso e transforme seu estilo de vida. Isso envolve fatores emocionais, nutricionais e ortopédicos, por exemplo, exigindo o cuidado de um grupo de especialistas.
É preciso definir, junto aos profissionais responsáveis, por onde começar o tratamento de acordo com as particularidades de cada um. O ortopedista ajuda a identificar os exercícios que o paciente pode fazer e o que é necessário para tratar as lesões já causadas.
Com uma visão integrada e o respeito às demandas de cada um, as mudanças no estilo de vida se tornam mais assertivas. As dores no quadril e no joelho, portanto, são solucionadas ou controladas com mais facilidade.
Espero que tenha gostado do conteúdo. Se ficou com alguma dúvida, agende uma consulta e venha conversar!
Leia também:
Qual o tempo de duração da cirurgia de artropastia do quadril?