Cirurgia do quadril dói muito?
Postado em: 07/09/2022
A artroplastia de quadril é uma cirurgia que substitui a articulação comprometida do quadril por uma articulação artificial (prótese). A articulação desgastada é substituída por componentes metálicos e plásticos, compondo um novo quadril seguro e confortável.
Em pacientes com indicação cirúrgica, o procedimento tem o objetivo de proporcionar:
▶️ Alívio da dor provocada por artrose ou outras doenças;
▶️ Correção de deformidades;
▶️ Recuperação do movimento da articulação, promovendo o retorno às atividades diárias e de locomoção, como andar, sentar, subir e descer escadas.
Após a cirurgia, nas primeiras horas do pós-operatório, serão realizados exercícios de fisioterapia para diminuir os riscos de trombose e de embolia, e fortalecer a musculatura para a reabilitação.
Em casa, o paciente recebe as informações sobre o que pode ou não ser feito e os exercícios de fisioterapia. É agendada a data de retorno ao médico para dali a uma semana.
Após uma cirurgia como a artroplastia de quadril, a orientação é que o paciente faça acompanhamento fisioterápico para fortalecimento. Atualmente, existem clínicas especializadas, que trabalham somente com pós-operatório. Assim, elas trabalham com protocolos específicos para a recuperação, como ganho de força e movimento, fortalecimento e alívio de dor.
A recuperação total da artroplastia de quadril pode variar de seis meses a um ano. Consulte o Dr. Marcelo Guimarães, especialista em Quadril.