Quando começar a andar após a artroscopia do quadril?
Postado em: 12/10/2022
A artroplastia de quadril é uma cirurgia que substitui as superfícies articulares naturais degeneradas do quadril por uma articulação artificial (prótese). A articulação desgastada é substituída por componentes metálicos e plásticos, compondo um novo quadril seguro e confortável.
No hospital, o paciente inicia o pós-operatório imediato no mesmo dia que foi realizada a cirurgia. O fisioterapeuta acompanha o paciente nas primeiras atividades motoras como sentar, sair da cama e caminhar, com o auxílio de muletas ou andador para evitar sobrecarga na articulação operada.
Em casa, após a alta hospitalar, o fisioterapeuta associa orientações das atividades diárias e técnicas manuais de liberação de tensões musculares. Algumas indicações comuns nas primeiras semanas do pós-operatório é não cruzar as pernas, não dobrar a perna operada em um ângulo maior do que 90°, não apoiar todo o peso do corpo na perna com prótese, assim como manter a perna com a prótese esticada, sempre que possível.
Durante cerca de 2 a 3 meses após a cirurgia, a fisioterapia terá papel fundamental para restauração da amplitude do movimento do quadril, ganho de força e equilíbrio, além de ajudar a prevenir o aparecimento de complicações, como trombose e deslocamento da prótese.
A recuperação total da artroplastia de quadril varia de seis meses a um ano. Quer saber mais? Agende uma consulta com o Dr. Marcelo Guimarães, especialista em Quadril.