Prótese de quadril: quando é necessário?
Postado em: 05/10/2022
Algumas pessoas precisam colocar próteses no quadril por meio de uma cirurgia chamada de artroplastia de quadril. O procedimento consiste na troca das superfícies articulares naturais degeneradas por implantes, e visa diminuir a dor na articulação e a limitação ao realizar movimentos no dia a dia.
As principais patologias e lesões que são tratadas com a prótese de quadril são:
🔸 Artrose de quadril: é uma doença que causa desgaste da cartilagem que reveste tanto a cabeça do fêmur quanto o acetábulo (região da bacia onde a cabeça do fêmur se encaixa), e por isso é chamada de desgaste no quadril. Gera gera ainda inflamação na articulação.
🔸 Osteonecrose da cabeça do fêmur: ocorre por conta de uma deficiência da circulação sanguínea responsável por levar nutrientes e oxigênio para a cabeça femoral; devido ao aporte sanguíneo prejudicado, ocorre a morte das células ósseas da cabeça do fêmur.
🔸 Fratura do colo do fêmur: acomete principalmente pacientes idosos e portadores de osteoporose, vítimas de quedas ao solo, em ambiente domiciliar.
🔸 Fratura da cabeça do fêmur: ocorrem geralmente em traumas de alta energia, normalmente em casos associados à luxação do quadril (situação em que a cabeça do fêmur se desloca da bacia), ou em casos de insuficiência óssea, acometendo corredores e outros atletas.
Você sofre com dores no quadril? Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Marcelo Guimarães, especialista em Quadril.