Acidente doméstico: quando procurar um ortopedista?
Postado em: 12/10/2022
O atendimento ortopédico é indispensável para quem sofre acidentes domésticos e, muitas vezes, nem percebe que teve alguma fratura. A falta de tratamento adequado neste caso pode se transformar em problemas graves.
É importante ficar atento às quedas que acontecem dentro de casa, principalmente com idosos e crianças. Para saber se a pessoa sofreu uma fratura ou uma fissura (pequena rachadura) em um acidente doméstico é importante observar a dificuldade de movimentar a articulação, dor no local onde houve a pancada ou dificuldade de movimentar o membro que sofreu o trauma.
Por isso, o recomendado é procurar um ortopedista logo após o acidente, pois o profissional solicitará exames para verificar as consequências da queda.
Na terceira idade, os riscos de acidentes ortopédicos aumentam devido à redução dos reflexos, fraqueza muscular e dores articulares. Segundo o Ministério da Saúde, 70% das quedas entre idosos acontecem dentro de casa, sendo que 30% destes acidentes causam morte e pelo menos 40% causam alguma lesão grave, especialmente no quadril.
Para deixar a casa mais segura, algumas medidas podem ser tomadas, como colocar corrimão nas escadas, instalar barras de apoio no banheiro, iluminar bem os ambientes e trocar os tapetes convencionais por antiderrapantes.
Para todo e qualquer problema relacionado ao quadril, entre em contato com o ortopedista Dr. Marcelo Guimarães, especialista em Cirurgia do Quadril.