Qual a amplitude do movimento após a prótese do quadril?
Postado em: 12/09/2022
A prótese de quadril é uma alternativa para os casos em que a articulação se encontra muito desgastada, lesionada ou necrosada, trazendo grandes prejuízos para a qualidade de vida e o bem-estar do indivíduo. Apesar dos seus benefícios para a movimentação, é comum o surgimento de dúvidas sobre a amplitude dos movimentos após a sua colocação.
No conteúdo de hoje vamos explicar melhor sobre a prótese de quaril, a mobilidade proporcionada e os cuidados a serem tornados. Aproveite a sua leitura e saiba mais!
Como a cirurgia de prótese de quadril é realizada?
A prótese de quadril é colocada a partir de um procedimento chamado de artroplastia, no qual a articulação é substituída por uma estrutura feita de metal e polietileno. O ortopedista tira as medidas do paciente e a prótese é preparada de acordo com as suas particularidades.
O procedimento é iniciado com a aplicação da raquianestesia — que bloqueia a sensibilidade da cintura para baixo — ou da anestesia geral, conforme as necessidades do paciente. O médico realiza, então, uma incisão na lateral, na parte posterior ou anterior do quadri, por onde será realizada a substituição.
É feita a cauterização de alguns vasos sanguíneos, a dissecção de tecidos e, por fim, a troca da cabeça do fêmur e do acetábulo pela prótese do quadril. A recuperação consiste na prática de fisioterapia, repouso e uso de medicações para minimizar possíveis desconfortos, além do acompanhamento médico frequente.
Como fica a amplitude do movimento após a prótese do quadril?
A substituição do quadril por uma prótese é recomendada quando os tratamentos conservadores não são mais suficientes para cuidar de uma lesão ou de um desgaste na articulação. Assim, a artroplastia é realizada quando o quadril já não tem mais a sua mobilidade natural, ou quando essa mobilidade está correndo um grande risco.
A prótese não possibilita uma amplitude de movimento idêntica à de um quadril saudável, mas se aproxima bastante dessa realidade, trazendo grandes melhorias para quem já vinha convivendo com limitações. Com os cuidados adequados, será possível retomar várias tarefas do dia a dia, as suas práticas de lazer e a sua qualidade de vida, reduzindo ainda as dores e os desconfortos do quadril lesionado.
A amplitude da movimento poderá variar de paciente para paciente, de acordo com a deformidade da articulação, o grau do seu desgaste e as condições da musculatura, por exemplo. De um modo geral, porém, a prótese traz mudanças significativas para a movimentação e o bem-estar.
Quais cuidados garantem uma boa amplitude de movimento com a prótese de quadril?
Para que a prótese proporcione o máximo de bem-estar, segurança e mobilidade, é importante seguir os cuidados do pós-operatório e permitir que o corpo seja adaptado à essa nova articulação. Algumas medidas fundamentais incluem:
- evitar flexões e movimentos exagerados ao longo da fase de cicatrização;
- fazer fisioterapia regularmente, começando ainda no hospital;
- fazer repouso segundo as orientações médicas.
Para além disso, algund cuidados — como na prática de atividades físicas — deverão ser tomados durante toda a vida. De um modo geral, porém, a prótese permitirá uma maior conforto e autonomia para o indivíduo.
Espero que tenha gostado de saber mais sobre a amplitude de movimento com a prótese de quadril. Se você sente dores nessa articulação ou já tem a confirmação de que precisa de cirurgia, agende uma consulta com o Dr. Marcelo e venha conversar!